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terça-feira, 24 de dezembro de 2013

POST 2

O QUE É UM ARTIGO ?


Estimados acadêmicos,

No universo acadêmico, que você acabou de adentrar, é necessário escrevermos para planejar nossos estudos, registrar observações, organizar reflexões. Enfim, escrever é necessário para produzir ciência. Sim, você passa agora fazer parte deste universo e para poder publicar os resultados de suas pesquisas terá que adequá-las ao formato de um artigo científico.

Segundo a ABNT: " Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento". (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2).

Outro documento exigido para acadêmicos é a escrita de uma redação "dissertativa" sobre diversos temas, isto mesmo, não significa porque você faz biologia, química, física ou matemática que não irá escrever, vai escrever sim e MUITO!Mas para fazer uma ótima redação, alguns passos devem ser observados, isso inclui primeiramente a sua estrutura básica, que é a seguinte, toda a redação tem título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso segue dois vídeos abaixo de autoria do Prof. Elmo, que você acadêmico deve assistir e depois colocar em prática nas redações que irá fazer durante o seu curso.

 

Segue artigo publicado pelo Prof. Valdo Barcelos, que salienta o perigo da falta de escrever, leiam e reflitam sobre a constatação.


Então, mãos à obra meus alunos!!!

Atenciosamente.

Prof. Eduardo de Almeida

Referência:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Outra questão importante é sobre a originalidade dos trabalhos produzidos...portanto, de olho para não cometer PLÁGIO!!!!

Segue link a legislação sobre o assunto:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

E um material bem divertido sobre o assunto produzido pela USP.
http://wiki.icmc.usp.br/images/8/81/Plagio_Pirataria_RAFR.pdf



CUIDADO !!!!...E  NÃO MISTURE INSPIRAÇÃO COM PLÁGIO!!!





CUIDADO !!!!...E  NÃO SE TORNE UM ESTUDANTE SEM CRIATIVIDADE E AMANTE DO PLÁGIO!!!




CUIDADO !!!!...E  NÃO SE FAÇA DE DESENTENDIDO PLÁGIO É PLÁGIO...É CRIME!!!






ESTRUTURA
(OBRIGATÓRIO  O ARTIGO ESTAR FORMATADO DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES ABAIXO)

PRIMEIRO PASSO:

                                                TÍTULO DO PAPER
Subtítulo (opcional)
Autores
Prof. Orientador
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 
Curso/Habilitação (TURMA) – Prática Módulo ...
  dd/mm/aa



Formatação do Resumo/Palavras-chave

Resumo
Após a palavra “resumo”, deixar 1 linha de tamanho 12 em branco. Na primeira frase do resumo, você deverá expressar o assunto tratado. Não é aconselhável usar citações aqui. O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Usar espaçamento simples, justificado, tamanho 12. Deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma enumeração. (NBR6028, 2003).

Palavras-chave: Artigo Científico. Modelo. Avaliação.

SEGUNDO PASSO:
Formatação Introdução


1 INTRODUÇÃO
A função da introdução é informar o leitor a respeito do conteúdo discutido no corpo do artigo. É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.


TERCEIRO PASSO:

Desenvolvimento do paper .

2 DESENVOLVIMENTO

  A palavra DESENVOLVIMENTO deverá ser substituída por expressão que indica o tema do artigo. 
  Na seção 2 e suas subseções (2.1, 2.2, 2.2.1...), devem ser apresentados para o leitor, de forma lógica, os dados e as interpretações de sua pesquisa para atingir o(s) objetivo(s) proposto(s).


O artigo deve ser escrito utilizando papel A4. As margens superior e inferior devem ter 2 cm; a margem esquerda, 3 cm;  e a margem direita, 2 cm.

 O texto deve ser escrito em fonte Times 12, com espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado. Antes de cada parágrafo, deve-se deixar 1.25 cm. Deixar uma linha em branco entre um parágrafo e outro.
O artigo deverá ter um mínimo de 8 e um máximo de 12 páginas, devidamente numeradas. Todas as páginas são contadas, mas a numeração inicia-se apenas na segunda página. O número da página deve estar no canto superior da margem direita.

Essas citações, bem como as demais regras que já foram comentadas, seguem as orientações da ABNT. (NBR 10520/2002).

2.1 XXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXX



Na subseção secundária, o título deve estar alinhado à esquerda e em maiúsculas apenas.


2. 1.1 Xxxxxxxxx xx Xxxxxx


Na subseção terciária, o título deve estar alinhado à esquerda e em maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se, para o caso específico da revista Leonardo Pós, que se utilize apenas 3 níveis de seções. A partir da 3ª, sugere-se o uso de itens (a, b, c) (I, II, III).


QUARTO PASSO:

Considerações Finais


Formatação e conteúdo

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS



Nesta seção, devem constar, de forma sintética, os elementos desenvolvidos ao longo do artigo (ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados, da análise etc.).
Encerra-se o artigo comparando-se esses dados ao objetivo que norteou todo o estudo, destacando-se as reflexões do autor.


QUINTO PASSO:

Formatação e conteúdo 


REFERÊNCIAS
A última seção do artigo corresponde às REFERÊNCIAS. Trata-se de uma lista de todos os documentos citados nos elementos textuais do artigo. As referências também seguem as regras da ABNT (NBR 6023/2002), em ordem alfabética e alinhadas à margem esquerda. Deixar duas linhas ou um espaço duplo em branco entre as referências.



SOBRENOME, Prenomes. Título da obra. Edição. Local de publicação: Editora, ano.

______________________________________________________________________________

Saiba como é o processo avaliativo da disciplina:

I - Plano de desenvolvimento da Prática : com nota de 0 até 10 pontos ( peso 2);
II - Paper : com nota de 0 até 10 pontos ( peso 4);
III- Socialização: com nota de 0 até 10 pontos ( peso 4).

______________________________________________________________________________
  ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS PARA O PAPER

FORMAR GRUPOS DE ATÉ 4 ALUNOS;
PARTICIPAR DOS ENCONTROS DE SEMINÁRIOS;
ENTREGAR NA DATA O PAPER (OBRIGATÓRIO);
SOCIALIZAR EM SALA DE AULA - TODOS DO GRUPO DEVEM APRESENTAR (OBRIGATÓRIO).

DATAS IMPORTANTES - ENTREGA DO PAPER 5 DE NOVEMBRO
                                           SOCIALIZAÇÃO DO PAPER 26 DE NOVEMBRO
CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO DA PRÁTICA I - BID0347

Agosto 2014
D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
DATA ATIVIDADE
06 Início do Módulo 1
06 Primeiro Encontro Presencial (Sociedade, Educação e Cultura)
13 Primeiro Encontro Presencial (Seminário da Prática I - Formação Docente e Pedagógica)
Orientação da Prática - Apresentação.
20 Segundo Encontro Presencial (Sociedade, Educação e Cultura)
27 Terceiro Encontro Presencial (Sociedade, Educação e Cultura)
Setembro 2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
DATA ATIVIDADE
03 Quarto Encontro Presencial (Sociedade, Educação e Cultura)
10 Primeiro Encontro Presencial (Educação Inclusiva)
17 Segundo Encontro Presencial (Seminário da Prática I - Formação Docente e Pedagógica)
Orientação da Prática - Entrega do plano de desenvolvimento da Prática.
24 Segundo Encontro Presencial (Educação Inclusiva)
Outubro 2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
DATA ATIVIDADE
01 Terceiro Encontro Presencial (Educação Inclusiva)
08 Quarto Encontro Presencial (Educação Inclusiva)
15 Terceiro Encontro Presencial (Seminário da Prática I - Formação Docente e Pedagógica)
Entrega da primeira versão do Paper ao Tutor Externo.
22 Primeiro Encontro Presencial (Língua Brasileira de Sinais - Libras)
29 Segundo Encontro Presencial (Língua Brasileira de Sinais - Libras)
Novembro 2014
D S T Q Q S S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
DATA ATIVIDADE
05 Entrega do Paper da Prática
05 Terceiro Encontro Presencial (Língua Brasileira de Sinais - Libras)
12 Atividades Acadêmicas 1
Reposição de conteúdos, orientação pedagógica (Prática,TG, Estágio ) e operacional individualizada, realização de eventos (palestra, seminários, oficinas, visitas técnicas) pesquisas, estudo em grupo, atividades de laboratório, reuniões.
19 Quarto Encontro Presencial (Língua Brasileira de Sinais - Libras)
26 a 17 dez Quarto Encontro Presencial (Seminário da Prática I - Formação Docente e Pedagógica)
Período de Socialização.
Dezembro 2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
DATA ATIVIDADE
26 nov a 17 Término: Quarto Encontro Presencial (Seminário da Prática I - Formação Docente e Pedagógica)
Período de Socialização.


 TEMAS PARA O PAPER 

TURMA NO MÓDULO 1
 
TRABALHO DE PESQUISA


GRUPO DE PESQUISA SOBRE O PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
Coordenação: Prof. Eduardo de Almeida
Colaboradores: Discentes da graduação em biologia licenciatura
SUBGRUPOS DE PESQUISA (Cada subgrupo deve assistir o vídeo de sua pesquisa)

PRIMEIRO PASSO:

Todos os subgrupos: Conceituar PISA, Objetivos e Metas. Ano de Ingresso do Brasil no PISA. Ranking do Brasil no PISA desde o seu ingresso no programa.

Esses dados irão compor o resumo do artigo, sendo que o a linha final indicará qual subgrupo de pesquisa o grupo de alunos está pesquisando seu objetivo e tipologia de prática.

Acessar o seguinte link: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos
Todos os grupos leiam:

PISA 2013



Mesmo com avanços na educação, Brasil ocupa baixa posição no Pisa

Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar

Apesar de ter conseguido uma evolução significativa nos itens avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking.

Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar. No entanto, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012.


A avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mede o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento - leitura, matemática e ciências. Em 2009, o Brasil ficou na 54ª posição no ranking.

Entre os pontos destacados em relação ao Brasil também está o aumento percentual de estudantes matriculados. De acordo com o estudo, em 2003, 65% dos jovens com 15 anos frequentavam a escola. Em 2012, o país conseguiu matricular 78% dos adolescentes nessa faixa etária.

_ Não só a maioria dos estudantes brasileiros melhorou o desempenho, mas também o Brasil aumentou a taxa de matrículas nas escolas primárias e secundárias_ , informa o relatório.

País atinge patamar da Colômbia, Tunísia e Uruguai

Segundo o texto, as taxas de escolaridade para jovens de 15 anos aumentaram de 65% em 2003 para 78% em 2012. Mesmo com a evolução dos alunos em relação à matemática, o Brasil ainda está abaixo da média da OCDE, ficando no patamar de países como a Albania, Jordânia, Argentina e Tunísia. Comparando com a América Latina, a performance brasileira está abaixo do Chile, México, Uruguai e da Costa Rica. Porém, o país se saiu melhor do que a Colômbia e o Peru.

A pesquisa ressalta que metade dos ganhos obtidos pelo Brasil em matemática se deve ao desenvolvimento econômico, social e cultural dos estudantes.Apesar dos avanços, o Pisa mostra que há desafios em relação ao aprendizado de matemática. Na área, são seis os níveis de proficiência, sendo que o sexto nível é atingido apenas por 4,2% dos estudantes dos países que participaram do exame.

A média brasileira atinge apenas o nível 1. Em um gráfico mais detalhado é possível observar que pouco mais de 60% dos estudantes brasileiros que participaram do exame estão no nível 1 ou abaixo dele. Pouco mais de 20% atingiram o nível 2. A porcentagem de estudantes que atingiu os níveis de 3 a 6 não chega a 20%.

Em leitura, o Brasil subiu de 396 pontos em 2000 para 410 pontos em 2012, colocando o país no mesmo patamar da Colômbia, da Tunísia e do Uruguai, abaixo da média da OCDE. Na América Latina, os estudantes brasileiros tiveram performance inferior aos colegas chilenos, costa-riquenhos e mexicanos. Mas, se saíram melhor do que os argentinos e peruanos. O estudo atribui a evolução do Brasil nesse item somente aos avanços econômicos e sociais no período.

A pesquisa mostra que 49,2% dos estudantes brasileiros conseguem, no máximo entender, a ideia geral de um texto que trate de um tema familiar ou fazer uma conexão simples entre as informações lidas e o conhecimento cotidiano. Apenas um em cada duzentos alunos atinge o nível máximo de leitura. Ou seja, cerca 0,5% dos jovens são capazes de compreender um texto desconhecido tanto na forma quanto no conteúdo e fazer uma análise elaborada a respeito.

Em ciências, o desempenho brasileiro também ficou abaixo da média, no nível da Argentina, Colômbia, Jordânia e Tunísia. O Brasil ficou, nesse item, atrás do Chile, da Costa Rica, do Uruguai e do México, mas à frente do Peru. Desde 2006, a performance brasileira saiu dos 390 pontos e chegou aos 405 em 2012. O estudo mostra que cerca da metade dessa evolução deve ser atribuída a mudanças demográficas e socioeconômicas da população.

Zero Hora.

TEMAS PARA ALUNOS DO PRIMEIRO MÓDULO
1 - ENSINO EM XANGAI
2 - ENSINO NA FINLÂNDIA
3 - ENSINO NO CHILE
4 - ENSINO NA CORÉIA DO SUL
5 - ENSINO NO CANADÁ
6 - ENSINO NO BRASIL
 http://www.youtube.com/watch?v=qhD1V1gqwP8





TABELA PARA SER INSERIDA NO PAPER

7 – IDEB
8- ALTAS HABILIDADES
9 – EDUCAÇÃO E AS GERAÇÕES X, Y e Z

SEMINÁRIO DA PRÁTICA I
GRUPOS DATA
1, 2,3,4,5 12/11
6,7,8,9 26/11

CRONOGRAMA DA ENTREGA DO PAPER DA PRÁTICA
SEMINÁRIO DA PRÁTICA I

GRUPOS DATA
1,2,3,4,5,6,7,8,9 5/11
_____________________________________________

 CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO DA PRÁTICA - MÓDULO 2 - BID0310
DATAS IMPORTANTES - ENTREGA DO PAPER 4 DE NOVEMBRO
                                           SOCIALIZAÇÃO DO PAPER 25 DE NOVEMBRO


Agosto 2014
D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
DATA ATIVIDADE
05 Início do Módulo 2
05 Primeiro Encontro Presencial (Metodologia Científica)
12 Primeiro Encontro Presencial (Seminário da Prática II – Formação Docente e Pedagógica)
Orientação da Prática - Apresentação.
12 Segundo Encontro Presencial (Metodologia Científica)
19 Terceiro Encontro Presencial (Metodologia Científica)
26 Quarto Encontro Presencial (Metodologia Científica)
Setembro 2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
DATA ATIVIDADE
02 Primeiro Encontro Presencial (Pensamento Pedagógico e a Construção da Escola)
09 Segundo Encontro Presencial (Pensamento Pedagógico e a Construção da Escola)
09 Segundo Encontro Presencial (Seminário da Prática II – Formação Docente e Pedagógica)
Orientação da Prática - Entrega do plano de desenvolvimento da Prática.
16 Terceiro Encontro Presencial (Pensamento Pedagógico e a Construção da Escola)
23 Quarto Encontro Presencial (Pensamento Pedagógico e a Construção da Escola)
30 Primeiro Encontro Presencial (Filosofia Geral e da Educação)
Outubro 2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
DATA ATIVIDADE
07 Segundo Encontro Presencial (Filosofia Geral e da Educação)
07 Terceiro Encontro Presencial (Seminário da Prática II – Formação Docente e Pedagógica)
Entrega da primeira versão do Paper ao Tutor Externo.
14 Terceiro Encontro Presencial (Filosofia Geral e da Educação)
21 Quarto Encontro Presencial (Filosofia Geral e da Educação)
28 Primeiro Encontro Presencial (Psicologia da Educação e da Aprendizagem)
Novembro 2014
D S T Q Q S S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
DATA ATIVIDADE
04 Entrega do Paper da Prática
04 Segundo Encontro Presencial (Psicologia da Educação e da Aprendizagem)
11 Terceiro Encontro Presencial (Psicologia da Educação e da Aprendizagem)
18 Quarto Encontro Presencial (Psicologia da Educação e da Aprendizagem)
25 a 16 dez Quarto Encontro Presencial (Seminário da Prática II – Formação Docente e Pedagógica)
Período de Socialização.
Dezembro 2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
DATA ATIVIDADE
25 nov a 16 Término: Quarto Encontro Presencial (Seminário da Prática II – Formação Docente e Pedagógica)
Período de Socialização.
© UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci


MÓDULO 2

Hoje, iniciamos nosso segundo módulo....então vamos seguir em nossa estrada do saber  e melhorar sempre nossa forma de escrever e passar adiante nossas ideias....para ilustrar esse nosso momento de continuidade nos estudos, segue abaixo artigo do Prof.Cláudio Moreno, que ilustra bem o fascinante e complexo mundo das palavras,então meus alunos, boa leitura e logo abaixo segue os temas para o módulo 2.


atte.

Prof. Eduardo de Almeida





TEMAS PARA ALUNOS DO SEGUNDO MÓDULO 

1 -O ensino fundamental de 9 anos:
- Fundamentação Legal;
Dica de link para pesquisa:
 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf





2-Como ensinar ciências para o 6º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;

3- Como ensinar ciências para o 7º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;


4- Como ensinar ciências para o 8º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;

5 -Como ensinar ciências para o 9º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;

6- O Ensino de Filosofia e Sociologia;
Link para entendimento do assunto:
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/filosofia-e-sociologia.htm 

7 - Prova Brasil - Inclusão de Ciências na avaliação.
https://www.youtube.com/watch?v=1wlb9REcFI8
https://www.youtube.com/watch?v=bSDXQ5usb14 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324 

IMPORTANTE:

Para os grupos que escolherem os temas entre o 2 e 5, devem obrigatoriamente trabalhar na seguinte forma:

"Diversas teorias sobre aprendizagem parecem concordar com a idéia de que a aprendizagem é um processo construção de relações, em que o aprendiz, como ser ativo, na interação com o mundo, é o responsável pela direção e significado do aprendido. O processo de aprendizagem, feitas estas considerações, se dariam em virtude do fazer e do refletir sobre o fazer, sendo fundamental no professor o "saber", o "saber fazer" e o "saber fazer fazer". 

Escolham um pensador teórico sobre ensino e use suas ideias para fundamentar sua maneira de trabalhar ciências, por exemplo, autores que se pode utilizar no trabalho:
Piaget, Morin,  Vygotsky, Gardner,Paulo Freire, entre outros.


Livros em PDF para baixar  dos autores citados acima:


Piaget - O nascimento da inteligência


http://dinterrondonia2010.pbworks.com/f/O+nascimento+da+intelig%C3%AAncia+na+crian%C3%A7a.pdf


Piaget - Psicológia Genética e Educação

http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/141/3/01d08t02.pdf


Gardner
Artigo sobre Inteligências múltiplas de Gardner
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m32543.pdf


 Vygotsky - A formação Social da Mente

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf
 Vygotsky - Pensamento e Linguagem

http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf


 Paulo Freire - Educar para Transformar

http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/video/livro_fotobiografico.pdf

 Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido
http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?COD_ARQUIVO=17338

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