O QUE É UM ARTIGO ?
No universo acadêmico, que você acabou de adentrar, é necessário escrevermos para planejar nossos estudos, registrar observações, organizar reflexões. Enfim, escrever é necessário para produzir ciência. Sim, você passa agora fazer parte deste universo e para poder publicar os resultados de suas pesquisas terá que adequá-las ao formato de um artigo científico.
Segundo a ABNT: " Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento". (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2).
Outro documento exigido para acadêmicos é a escrita de uma redação "dissertativa" sobre diversos temas, isto mesmo, não significa porque você faz biologia, química, física ou matemática que não irá escrever, vai escrever sim e MUITO!Mas para fazer uma ótima redação, alguns passos devem ser observados, isso inclui primeiramente a sua estrutura básica, que é a seguinte, toda a redação tem título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso segue dois vídeos abaixo de autoria do Prof. Elmo, que você acadêmico deve assistir e depois colocar em prática nas redações que irá fazer durante o seu curso.
Segue artigo publicado pelo Prof. Valdo Barcelos, que salienta o perigo da falta de escrever, leiam e reflitam sobre a constatação.
Outro documento exigido para acadêmicos é a escrita de uma redação "dissertativa" sobre diversos temas, isto mesmo, não significa porque você faz biologia, química, física ou matemática que não irá escrever, vai escrever sim e MUITO!Mas para fazer uma ótima redação, alguns passos devem ser observados, isso inclui primeiramente a sua estrutura básica, que é a seguinte, toda a redação tem título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso segue dois vídeos abaixo de autoria do Prof. Elmo, que você acadêmico deve assistir e depois colocar em prática nas redações que irá fazer durante o seu curso.
Segue artigo publicado pelo Prof. Valdo Barcelos, que salienta o perigo da falta de escrever, leiam e reflitam sobre a constatação.
Então, mãos à obra meus alunos!!!
Atenciosamente.
Prof. Eduardo de Almeida
Referência:
Outra questão importante é sobre a originalidade dos trabalhos produzidos...portanto, de olho para não cometer PLÁGIO!!!!
Segue link a legislação sobre o assunto:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
E um material bem divertido sobre o assunto produzido pela USP.
http://wiki.icmc.usp.br/images/8/81/Plagio_Pirataria_RAFR.pdf
CUIDADO !!!!...E NÃO MISTURE INSPIRAÇÃO COM PLÁGIO!!!
CUIDADO !!!!...E NÃO SE TORNE UM ESTUDANTE SEM CRIATIVIDADE E AMANTE DO PLÁGIO!!!
CUIDADO !!!!...E NÃO SE FAÇA DE DESENTENDIDO PLÁGIO É PLÁGIO...É CRIME!!!
ESTRUTURA
(OBRIGATÓRIO O ARTIGO ESTAR FORMATADO DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES ABAIXO)
PRIMEIRO PASSO:
TÍTULO DO PAPER
Subtítulo (opcional)
Autores
Prof. Orientador
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação (TURMA) – Prática Módulo ...
dd/mm/aa
Curso/Habilitação (TURMA) – Prática Módulo ...
dd/mm/aa
Formatação do Resumo/Palavras-chave
Resumo
Após a palavra “resumo”, deixar 1
linha de tamanho 12 em branco. Na primeira frase do resumo, você deverá
expressar o assunto tratado. Não é aconselhável usar citações aqui. O resumo
deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas),
sem recuo na primeira linha. Usar espaçamento simples, justificado, tamanho 12.
Deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados
e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases
concisas, e não de uma enumeração. (NBR6028, 2003).
Palavras-chave: Artigo Científico. Modelo. Avaliação.
SEGUNDO PASSO:
Formatação Introdução
1 INTRODUÇÃO
A função da introdução é informar o leitor a respeito do conteúdo discutido no corpo do artigo. É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.
TERCEIRO PASSO:
Desenvolvimento do paper .
2 DESENVOLVIMENTO
A palavra DESENVOLVIMENTO deverá ser substituída por expressão que indica o tema do artigo.
Na seção 2 e suas subseções (2.1, 2.2, 2.2.1...), devem ser apresentados para o leitor, de forma lógica, os dados e as interpretações de sua pesquisa para atingir o(s) objetivo(s) proposto(s).
O artigo deve ser escrito utilizando papel A4. As margens superior e
inferior devem ter 2 cm; a margem esquerda, 3 cm; e a margem direita, 2 cm.
O texto deve ser escrito em fonte Times
12, com espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado. Antes de
cada parágrafo, deve-se deixar 1.25 cm. Deixar uma linha em branco entre um
parágrafo e outro.
O artigo deverá ter um mínimo de 8 e um máximo de 12 páginas,
devidamente numeradas. Todas as páginas são contadas, mas a numeração
inicia-se apenas na segunda página. O número da página deve estar no canto
superior da margem direita.Essas citações, bem como as demais regras que já foram comentadas, seguem as orientações da ABNT. (NBR 10520/2002).
2.1 XXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXX
Na
subseção secundária, o título deve estar alinhado à esquerda e em maiúsculas
apenas.
2. 1.1
Xxxxxxxxx xx Xxxxxx
Na subseção terciária, o título deve estar alinhado à
esquerda e em maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se, para o caso específico da
revista Leonardo Pós, que se utilize apenas 3 níveis de seções. A partir da 3ª,
sugere-se o uso de itens (a, b, c) (I, II, III).
QUARTO PASSO:
Considerações Finais
Formatação e conteúdo
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta
seção, devem constar, de forma sintética, os elementos desenvolvidos ao longo
do artigo (ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos
resultados, da análise etc.).
Encerra-se
o artigo comparando-se esses dados ao objetivo que norteou todo o estudo,
destacando-se as reflexões do autor.
QUINTO PASSO:
Formatação e conteúdo
REFERÊNCIAS
A última seção do artigo corresponde às REFERÊNCIAS. Trata-se
de uma lista de todos os documentos citados nos elementos textuais do artigo.
As referências também seguem as regras da ABNT (NBR 6023/2002), em ordem
alfabética e alinhadas à margem esquerda. Deixar duas linhas ou um espaço duplo
em branco entre as referências.REFERÊNCIAS
SOBRENOME, Prenomes. Título da obra. Edição. Local de publicação: Editora, ano.
______________________________________________________________________________
Saiba como é o processo avaliativo da disciplina:
I - Plano de desenvolvimento da Prática : com nota de 0 até 10 pontos ( peso 2);
II - Paper : com nota de 0 até 10 pontos ( peso 4);
III- Socialização: com nota de 0 até 10 pontos ( peso 4).
______________________________________________________________________________
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS PARA O PAPER
FORMAR GRUPOS DE ATÉ 4 ALUNOS;
PARTICIPAR DOS ENCONTROS DE SEMINÁRIOS;
ENTREGAR NA DATA O PAPER (OBRIGATÓRIO);
SOCIALIZAR EM SALA DE AULA - TODOS DO GRUPO DEVEM APRESENTAR (OBRIGATÓRIO).
DATAS IMPORTANTES - ENTREGA DO PAPER 5 DE NOVEMBRO
SOCIALIZAÇÃO DO PAPER 26 DE NOVEMBRO
CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO DA PRÁTICA I - BID0347
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TEMAS PARA O PAPER
TURMA NO MÓDULO 1
TRABALHO DE PESQUISA
GRUPO DE PESQUISA SOBRE O PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE
AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
Coordenação: Prof. Eduardo de Almeida
Colaboradores: Discentes da graduação em biologia
licenciatura
SUBGRUPOS DE PESQUISA (Cada subgrupo deve assistir o vídeo de sua pesquisa)
PRIMEIRO PASSO:
PRIMEIRO PASSO:
Todos os subgrupos: Conceituar PISA, Objetivos e Metas. Ano
de Ingresso do Brasil no PISA. Ranking do Brasil no PISA desde o seu ingresso
no programa.
Esses dados irão compor o resumo do artigo, sendo que o a
linha final indicará qual subgrupo de pesquisa o grupo de alunos está
pesquisando seu objetivo e tipologia de prática.
Acessar o seguinte link: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos
Todos os grupos leiam:Acessar o seguinte link: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos
PISA 2013
Mesmo com avanços na educação, Brasil ocupa baixa posição no Pisa
Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar
Apesar
de ter conseguido uma evolução significativa nos itens avaliados pelo
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ainda
está nas posições mais baixas do ranking.
Entre
os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar. No entanto, desde
2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em
matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos
em 2012.
A
avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A
pesquisa mede o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento -
leitura, matemática e ciências. Em 2009, o Brasil ficou na 54ª posição
no ranking.
Entre
os pontos destacados em relação ao Brasil também está o aumento
percentual de estudantes matriculados. De acordo com o estudo, em 2003,
65% dos jovens com 15 anos frequentavam a escola. Em 2012, o país
conseguiu matricular 78% dos adolescentes nessa faixa etária.
_
Não só a maioria dos estudantes brasileiros melhorou o desempenho, mas
também o Brasil aumentou a taxa de matrículas nas escolas primárias e
secundárias_ , informa o relatório.
País atinge patamar da Colômbia, Tunísia e Uruguai
Segundo
o texto, as taxas de escolaridade para jovens de 15 anos aumentaram de
65% em 2003 para 78% em 2012. Mesmo com a evolução dos alunos em relação
à matemática, o Brasil ainda está abaixo da média da OCDE, ficando no
patamar de países como a Albania, Jordânia, Argentina e Tunísia.
Comparando com a América Latina, a performance brasileira está abaixo do
Chile, México, Uruguai e da Costa Rica. Porém, o país se saiu melhor do
que a Colômbia e o Peru.
A
pesquisa ressalta que metade dos ganhos obtidos pelo Brasil em
matemática se deve ao desenvolvimento econômico, social e cultural dos
estudantes.Apesar dos avanços, o Pisa mostra que há desafios em relação
ao aprendizado de matemática. Na área, são seis os níveis de
proficiência, sendo que o sexto nível é atingido apenas por 4,2% dos
estudantes dos países que participaram do exame.
A
média brasileira atinge apenas o nível 1. Em um gráfico mais detalhado é
possível observar que pouco mais de 60% dos estudantes brasileiros que
participaram do exame estão no nível 1 ou abaixo dele. Pouco mais de 20%
atingiram o nível 2. A porcentagem de estudantes que atingiu os níveis
de 3 a 6 não chega a 20%.
Em
leitura, o Brasil subiu de 396 pontos em 2000 para 410 pontos em 2012,
colocando o país no mesmo patamar da Colômbia, da Tunísia e do Uruguai,
abaixo da média da OCDE. Na América Latina, os estudantes brasileiros
tiveram performance inferior aos colegas chilenos, costa-riquenhos e
mexicanos. Mas, se saíram melhor do que os argentinos e peruanos. O
estudo atribui a evolução do Brasil nesse item somente aos avanços
econômicos e sociais no período.
A
pesquisa mostra que 49,2% dos estudantes brasileiros conseguem, no
máximo entender, a ideia geral de um texto que trate de um tema familiar
ou fazer uma conexão simples entre as informações lidas e o
conhecimento cotidiano. Apenas um em cada duzentos alunos atinge o nível
máximo de leitura. Ou seja, cerca 0,5% dos jovens são capazes de
compreender um texto desconhecido tanto na forma quanto no conteúdo e
fazer uma análise elaborada a respeito.
Em
ciências, o desempenho brasileiro também ficou abaixo da média, no
nível da Argentina, Colômbia, Jordânia e Tunísia. O Brasil ficou, nesse
item, atrás do Chile, da Costa Rica, do Uruguai e do México, mas à
frente do Peru. Desde 2006, a performance brasileira saiu dos 390 pontos
e chegou aos 405 em 2012. O estudo mostra que cerca da metade dessa
evolução deve ser atribuída a mudanças demográficas e socioeconômicas da
população.
Zero Hora.
TEMAS PARA ALUNOS DO PRIMEIRO MÓDULO
TEMAS PARA ALUNOS DO PRIMEIRO MÓDULO
1 - ENSINO EM XANGAI
2 - ENSINO NA FINLÂNDIA
3 - ENSINO NO CHILE
4 - ENSINO NA CORÉIA DO SUL
5 - ENSINO NO CANADÁ
6 - ENSINO NO BRASIL
CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO DA PRÁTICA - MÓDULO 2 - BID0310
DATAS IMPORTANTES - ENTREGA DO PAPER 4 DE NOVEMBRO
SOCIALIZAÇÃO DO PAPER 25 DE NOVEMBRO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
© UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci
MÓDULO 2
Hoje, iniciamos nosso segundo módulo....então vamos seguir em nossa estrada do saber e melhorar sempre nossa forma de escrever e passar adiante nossas ideias....para ilustrar esse nosso momento de continuidade nos estudos, segue abaixo artigo do Prof.Cláudio Moreno, que ilustra bem o fascinante e complexo mundo das palavras,então meus alunos, boa leitura e logo abaixo segue os temas para o módulo 2.
atte.
Prof. Eduardo de Almeida
TEMAS PARA ALUNOS DO SEGUNDO MÓDULO
1 -O ensino fundamental de 9 anos:
- Fundamentação Legal;
Dica de link para pesquisa:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf
2-Como ensinar ciências para o 6º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;
3- Como ensinar ciências para o 7º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;
4- Como ensinar ciências para o 8º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;
5 -Como ensinar ciências para o 9º ano do EF? Metodologia com base no conteúdo previsto para esse ano;
6- O Ensino de Filosofia e Sociologia;
Link para entendimento do assunto:
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/filosofia-e-sociologia.htm
7 - Prova Brasil - Inclusão de Ciências na avaliação.
https://www.youtube.com/watch?v=1wlb9REcFI8
https://www.youtube.com/watch?v=bSDXQ5usb14
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324
IMPORTANTE:
Para os grupos que escolherem os temas entre o 2 e 5, devem obrigatoriamente trabalhar na seguinte forma:
"Diversas teorias sobre aprendizagem parecem concordar com a idéia de que a aprendizagem é um processo construção de relações, em que o aprendiz, como ser ativo, na interação com o mundo, é o responsável pela direção e significado do aprendido. O processo de aprendizagem, feitas estas considerações, se dariam em virtude do fazer e do refletir sobre o fazer, sendo fundamental no professor o "saber", o "saber fazer" e o "saber fazer fazer".
Escolham um pensador teórico sobre ensino e use suas ideias para fundamentar sua maneira de trabalhar ciências, por exemplo, autores que se pode utilizar no trabalho:
Piaget, Morin, Vygotsky, Gardner,Paulo Freire, entre outros.
Livros em PDF para baixar dos autores citados acima:
Piaget - O nascimento da inteligência
http://dinterrondonia2010.pbworks.com/f/O+nascimento+da+intelig%C3%AAncia+na+crian%C3%A7a.pdf
Piaget - Psicológia Genética e Educação
http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/141/3/01d08t02.pdf
Gardner
Artigo sobre Inteligências múltiplas de Gardner
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m32543.pdf
Vygotsky - A formação Social da Mente
http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf
Vygotsky - Pensamento e Linguagem
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf
Paulo Freire - Educar para Transformar
http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/video/livro_fotobiografico.pdf
Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido
http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?COD_ARQUIVO=17338
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf
Paulo Freire - Educar para Transformar
http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/video/livro_fotobiografico.pdf
Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido
http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?COD_ARQUIVO=17338
Nenhum comentário:
Postar um comentário