Estimados alunos,
A presente postagem, irá tratar de como elaborar um Banner (Painel ou Poster), para apresentação em mostras de Iniciação Científica.
Atte.
Prof. Eduardo de Almeida
Elaborando Banners
Principal função do pôster: SINTETIZAR INFORMAÇÕES E DADOS
RELEVANTES DA PESQUISA
Elementos de um pôster: INSTITUIÇÃO, AUTOR (s), ORIENTADOR,
CONTEÚDO (Introdução, desenvolvimento do tema, conclusão), REFERÊNCIAS (somente
as principais, ou seja, aquelas citadas no texto e em tamanho de letra menor.
Seguir as normas
da ABNT)
Elementos básicos: TEXTOS, DADOS (tabelas, gráficos, diagramas,
estatísticas…), IMAGENS (desenhos, fotografias, ilustrações…)
Texto: Nem muito, nem pouco (somente o necessário para a compreensão do
leitor)
Fonte: de preferência aquelas maiores e mais visíveis (ex: Arial)
Tamanho da fonte: Depende da
quantidade de texto e o tamanho do pôster (NO MÍNIMO FONTE 20 para o
texto).Sugestão: Título = Arial 60, Autores e instituição = Arial 36 (itálico),
Texto = Arial 24, Bibliografia = Arial 16. Usar caixa alta, somente para os
títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc…)
Texto: separado em colunas (dependerá da quantidade de texto).Sugestão: no
máximo 3 colunas, alinhadas e texto justificado.
Espaçamento entre as linhas: (Sugestão = 1,5), mas dependerá da
quantidade de texto.
Cuidado com figuras de fundo: CONTRASTE (dificulta a leitura, isso
é muito ruim!!!).
Sugestão: usar marca d’água ou desbotado. Conferir a resolução das figuras,
fotos, etc…
Cuidado com CORES: (nem em excesso ou falta) Leitura cansativa e
Preço (IMPRE$$ÂO CU$TO$$!!!)
Programas indicados para montar um pôster: (PowerPoint, CorelDraw, PhotoShop)
O QUE SE VÊ NA TELA
NÃO É O QUE SE VÊ IMPRESSO: Faça sempre uma cópia impressa para conferir melhor
o aspecto do pôster, antes de levar a gráfica.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO POSTER
A Apresentação de
Pôsteres se constitui em exposição de trabalhos via cartazes, com fotos,
figuras, esquemas, quadros e textos concisos, referentes a alguma experiência,
atividade ou pesquisa. Estes pôsteres ficam expostos ao público participante, sendo
que o autor dos mesmos coloca-se à disposição para fornecer eventuais
esclarecimentos que forem solicitados pelos observadores.
É importante lembrar que os pôsteres podem conter os mesmos elementos do
resumo, porém sem muitas informações escritas. As letras devem ser
visíveis, a linguagem clara e objetiva, e quando possível, deve ser ilustrado
com tabelas, gráficos, fotos ou figuras.
Para apresentação
do pôster no Seminário de Iniciação Científica da FACULDADE, sugerimos que
sejam considerados os seguintes elementos para identificação do trabalho de
pesquisa:
Logotipo da COLÉGIO, ESCOLA, FACULDADE , etc...
1. Título do Trabalho:
deverá ser em letras maiúsculas, centralizado e em negrito ;
2. Identificação dos
Autores:
3. nome do bolsista,
com a palavra “Orientando” , e-mail, centralizado e em negrito ;
4. nome do orientador,
com a palavra “Orientador” e e-mail; centralizado e em negrito ;
5. Nome Programa de
Pesquisa (Programa de Iniciação Científica – PIC), centralizado e em negrito ;
6. Nomes dos Cursos
envolvidos, centralizado e em negrito ;
7. Nome da
Universidade centralizado e em negrito;
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS TÉCNICOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Definição e
Objetivo – Segundo a ABNT (2003), o resumo é a apresentação concisa dos pontos
relevantes de um documento.
Consiste na
apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro,
artigo, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de passar ao
leitor uma idéia completa do teor do documento analisado, fornecendo, além dos
dados bibliográficos, todas as informações necessárias para que o
leitor/pesquisador possa fazer uma primeira avaliação do texto analisado e
dar-se conta de suas eventuais contribuições, justificando a consulta do texto
integral.
Encontramos os
resumos em diversos documentos, entre eles: artigos científicos, relatórios,
teses, monografias, atas de congresso, catálogos de editoras e de livrarias,
entre outros. O resumo permite também ao leitor, decidir sobre a necessidade de
consulta ao texto original.
Conteúdo do Resumo:
Deve começar
informando qual a natureza do trabalho, indicar o objeto tratado, os objetivos
visados, as referências teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos
adotados e as conclusões/resultados a que se chegou na pesquisa. Responde assim
às questões: de que natureza é o trabalho analisado (pesquisa empírica,
pesquisa teórica, levantamento documental, pesquisa histórica etc.)? Qual o
objeto pesquisado/estudado? O que se pretendeu demonstrar ou constatar? Em que
referências-teóricas se apoiou o desenvolvimento do raciocínio? Mediante quais
procedimentos metodológicos e técnico-operacionais se procedeu? Quais os
resultados conseguidos em termos de atingimento dos objetivos propostos?
Regras de
apresentação:
O texto deve ser
composto de um único parágrafo, com uma extensão entre 200 400 palavras.
Limitando-se a expor objetivamente o conteúdo do texto, não deve conter
opiniões ou observações avaliativas, nem conter desdobramentos explicativos.
A formatação do texto
(indicação da fonte, do tipo de letra, seu tamanho, espaço interlinear, margens
etc.) fica a critério dos organizadores e da dependência do tipo de publicação
em que os Resumos serão divulgados.
Para publicação
sugerimos que o resumo leve em conta os seguintes elementos:
1. Título do Trabalho:
deverá ser em letras maiúsculas, centralizado e em negrito (deixar uma linha em
branco);
2. Identificação dos
Autores: nome do bolsista, centralizado, com a palavra “Orientando” e o nome do
curso de graduação entre parênteses; Em uma linha abaixo, centralizado, o nome
do orientador, com a palavra “Orientador” e a vinculação funcional entre
parênteses;
3. Local de Execução
do Projeto: Curso, Programa de Pesquisa e Universidade, separados por vírgula.
Na confecção do
resumo deverão constar as seguintes palavras dentro do texto: Introdução,
Objetivos, Metodologia, Conclusão. O mesmo deve conter entre 200 a 400 palavras
na forma de texto corrido, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, a
fonte (letra) utilizada deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento
simples. As margens devem ser: superior 4,0 cm, inferior 6,5 cm, direita 3,0 cm
e esquerda 2,0 cm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário